Em 2014 se iniciou na cidade de Uberlândia-Minas Gerais uma campanha que é mais propagada e comentada em Fevereiro, já que tem como nome Fevereiro Roxo, e o seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”. Esse tema se refere a relevante pauta de se levar bem estar para os portadores de doenças crônicas, e essa campanha fala de forma mais específica sobre essas 3 doenças: o Alzheimer, o Lúpus e a Fibromialgia.
Venha com a gente e conheça de forma mais específica sobre cada uma dessas 3 doenças e descubra porque é tão importante identificá-las em seu estado inicial.
Lúpus
Essa é uma doença inflamatória que pode afetar múltiplos tecidos e órgãos, como: articulações, rins, cérebro, pele e outros órgãos, causando diversos sintomas como: febre, fadiga, erupções cutâneas e dor nas articulações. Seu nome completo é lúpus eritematoso sistêmico (LES).
Existem 2 tipos de Lúpus crônica, que são:
-
Lúpus Eritematoso Sistêmico– esse tipo provoca a infecção em vários órgãos do corpo humano, em especial: o coração, pulmões e rins, e pode provocar diferentes sintomas, variando de acordo com o local afetado.
-
Lúpus Discoide– é provavelmente o tipo mais conhecido dessa doença, porque causa o surgimento de lesões externas, apenas na pele, não afetando nenhum outro órgão. Mas deve haver precaução pois alguns pacientes com esse tipo de Lúpus, podem evoluir para o Lúpus Sistêmico.
Suas causas não são conhecidas, mas é comprovado que fatores hormonais, genéticos e ambientais favorecem para o seu desenvolvimento.
Fibromialgia
Essa é uma doença comum mas não muito conhecida, que traz consigo sintomas como: dores corporais durante longos períodos, sensibilidade nos músculos, nas articulações, nos tendões e em outros tecidos moles. Juntamente da dor e do desconforto, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, e até depressão e ansiedade.
Sua causa específica é desconhecida, porém, desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento, além do fato de que os níveis de serotonina geralmente são mais baixos nos portadores dessa doença.
Alzheimer
Essa é provavelmente a mais conhecida das três, sendo uma doença neurodegenerativa e a forma mais comum de demência. Ela se manifesta de forma lenta e se agrava com o passar do tempo. Seu primeiro sintoma mais comum é: perda de memória a curto prazo, com dificuldades em recordar eventos recentes.
Suas causas ainda não foram totalmente esclarecidas, mas atualmente acredita-se que exista uma conexão entre exposição a fatores ambientais (que ainda não foram reconhecidos) e predisposição genética. Acredita-se que o acúmulo de uma proteína chamada beta amiloidenos neurônios talvez seja um dos fatores que contribuem para o desencadeamento da doença, mas o fato de essa substância se acumular em apenas algumas pessoas ainda não é claro.
Essas doenças têm sintomas bem diferentes mas elas têm outros aspectos em comum, como por exemplo: nenhuma delas teve suas causas especificas comprovadas, e até então todas elas são crônicas.
Foi por esse motivo que o Fevereiro Roxo foi criado, para que seja feita a conscientização de que essas doenças não têm cura, mas que é possível conviver com elas, ter bem-estar e até retardar seu avanço, porém, para que isso aconteça o diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível, algo que apenas um médico pode fazer.
Então, a nossa dica para você é: visite regularmente seu médico e faça todos os exames solicitados. Mantenha-se sempre vigilante e alerta para que consiga ter bem-estar independente das circunstancias.
Nós sabemos que por vezes o custo dessas precauções pode ser caro, mas acreditamos que a sua saúde e bem estar é prioridade e por isso, nós criamos os melhores planos de saúde do Brasil, e um deles com certeza se encaixa perfeitamente com a sua situação…
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Quer conhecer mais sobre? Clica aqui, que a gente te apresenta!