Doença de Crohn: saiba como identificar!

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.0.3″][et_pb_row _builder_version=”4.0.3″][et_pb_column _builder_version=”4.0.3″ type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”4.0.3″ hover_enabled=”0″ header_4_line_height=”1.7em”]

A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória CRÔNICA que pode afetar todo o sistema digestivo, mas acomete principalmente a parte inferior do intestino delgado e o cólon, o que compromete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa.

Você pode não ter entendido muito sobre todos esses nomes aqui em cima, então vamos falar abaixo de forma mais simples e especificando o que você realmente precisa saber: sintomas, consequências e os primeiros passos de como tratá-la.

Quer saber mais sobre? Continua a leitura…

 

SINTOMAS

Eles podem ser muitos e específicos, mas no geral, são esses citados abaixo! Confira…

Dor abdominal (geralmente no quadrante inferior direito) associada à diarreia (com ou sem sinais de muco e sangue);

Febre;

Perda de peso;

Enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver os nutrientes.

Em casos mais sérios podem ocorrer, ainda, sintomas provocados por complicações, como

Dores articulares,

Aftas,

Lesões de pele do tipo pioderma gangrenoso (ferida com a aparência de um vulcão) e do tipo eritema nodoso (nódulos dolorosos e avermelhados sob a pele);

Inflamação dos olhos (uveíte);

Pedras nos rins ou vesícula.

E não parou por aí. Quando essa doença está num estágio mais avançado, as complicações ficam mais graves, podendo ser coisas como:

obstrução intestinal;

– presença de fissuras e fístulas (perfurações no intestino que podem drenar para a região perineal, para a vagina e para a bexiga).

Bom… Pelos sintomas já deu para entender como não dá para brincar com essa doença, né?

 

TRATAMENTO

A doença de Crohn possui períodos mais ativos e outros não, mas ela não possui cura ainda. Pesquisas tem sido realizadas para finalmente encontrar essa solução, mas nenhuma com sucesso. Por conta desse diagnóstico, atualmente o tratamento é instituído de acordo com a fase de evolução da doença, que pode ser classificada em leve, moderada e grave…

Basicamente, ele se volta para conter o processo inflamatório, aliviar os sintomas, prevenir reativações das crises e corrigir as deficiências nutricionais, porém nada que a trate de forma direta.

 

PREVENÇÃO

Ainda não existe uma forma específica de prevenção, porque a causa dessa doença ainda não foi descoberta.

A melhor forma de evitar piores situações com ela, é descobri-la prematuramente, o que apenas exames e consultas com um médico pode fazer.

Já sentiu alguns dos sintomas descritos acima? Que tal se cuidar e manter a sua saúde e bem-estar sempre resguardados?

 

 

Clica AQUI, preencha uns dados e receba uma cotação personalizada.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima