Todo pai e mãe amam ver seus filhos correndo felizes e saudáveis por aí, não é?
Uma alimentação saudável para as crianças garante nutrientes suficientes em quantidade e qualidade, bom estado de saúde, além de um crescimento saudável. Porém, fazer com que os filhos se alimentem de forma correta não é tarefa fácil. Para promover uma reeducação alimentar nos seus filhos é importante que haja paciência, persistência, esforço e exemplo.
Foi pensando nisso que nós criamos 7 passos que com certeza te ajudarão e muito no processo de fazer com que seus filhos tenham uma boa educação alimentar.
Quer conhecê-los? Continue a leitura…
1 – Tenha alimentos saudáveis nas refeições
Inserir alimentos saudáveis nas refeições, mesmo que as crianças não queiram consumi-los, é importante para que elas passem a conhecer novos alimentos e ter curiosidade em relação a eles.
2 – Variedade
Oferecer alimentos variados, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia é uma ótima pedida, já que isso fará com que seus filhos comam de forma regular. É muito importante também procurar não pular as refeições… 3 em 3 horas é o mínimo para que uma criança permaneça saudável e livre de sintomas ruins como moleza, fraqueza, dores estomacais, sono exagerado e até anemia.
3 – Tenha bons alimentos na geladeira
Desta forma, as crianças terão sempre boas opções para escolher e, mesmo se fizerem birra para comer besteiras como biscoito recheado e refrigerantes, não terão fácil acesso a eles por não terem em casa.
4 – Ensine a beber água
Crianças costumam ter aversão ao consumo de água, por isso ele deve ser muito incentivado. Uma ótima opção é fazer jogos com bonificações até que beber água se torne um hábito na vida dos seus pequenos. Exemplo: deixe uma garrafinha d’água com seus filhos, estipule um prazo e diga que caso até o final do prazo a garrafinha esteja vazia, ele poderá fazer algo que quer (jogar 20 minutos a mais de videogame, ficar acordado até uma hora mais tarde ou o que você achar mais adequado).
5 – Ensine sua criança a comer devagar
É importante que a criança coma devagar, porque assim, mastiga bem os alimentos, aprecia melhor a refeição e satisfaz a fome, além de evitar possíveis problemas no processo digestivo.
6 – Frutas e legumes
Ofereça legumes e verduras nas duas principais refeições do dia; ofereça também, diariamente, duas frutas nas sobremesas e lanches. Todos esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais, que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo, além de substituírem alimentos ruins que as crianças tanto amam, como biscoitos recheados e salgadinhos.
7 – Atividade Física
Além da alimentação, a atividade física é importante para manter o peso e uma vida saudável. Atividades como caminhar, andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, pular corda, brincar de esconde-esconde e pega-pega e evitar que a criança passe mais que duas horas por dia assistindo tv, jogando videogame ou brincando no computador, contribuem para que ela se torne mais ativa. Um bom incentivo é brincar junto com elas!
E aí, essa tarefa já parece menos difícil? Conte conosco para manter a saúde das suas crianças em dia de todas as maneiras possíveis!
Clique Aqui para saber mais.